sábado, 23 de abril de 2016

LER / DORT

A prevenção ainda é o melhor remédio.


L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo), também chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteo muscular Relacionado ao Trabalho) não é exatamente uma doença, mas uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias - que afeta principalmente músculos, nervos e tendões dos membros superiores, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida.

De origem ocupacional, ela pode ser ocasionada de forma combinada ou não do uso repetido e forçado de grupos musculares e da manutenção de postura inadequada, vem crescendo em todo o mundo e já é considerada uma das principais causas de afastamento do trabalho.

É importante frisar que as atividades profissionais não são as únicas causas, os esforços repetitivos e excessivos nos esportes, as tarefas domésticas, as horas de lazer em frente ao computador e até mesmo trabalhos manuais como tricô e crochê também podem ocasioná-la.

Os principais sintomas são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

Os tratamentos variam segundo cada caso e tipo da doença e normalmente consistem no uso de anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso das estruturas músculo esqueléticas comprometidas. Um novo recurso que vem sendo usado é a aplicação da Toxina Botulínica – a mesma utilizada na estética anti rugas – que paralisa por um período as contrações dos músculos, que ganham um período de repouso para que possam se restabelecer.

Alguns cuidados simples podem ajudar na prevenção:

• Sempre que estiver trabalhando sentado, tome cuidado para manter as costas retas, apoiadas em um encosto confortável e mantenha os ombros relaxados.

• Atenção para a altura dos equipamentos utilizados, como a tela do computador, o posicionamento do mouse e do teclado e o apoio para os pés.

• Tenha certeza se a cadeira que utiliza para trabalhar é adequada ao tipo de atividade que exerce.

• Intercale tarefas, como por exemplo os trabalhos no computador e ligações telefônicas.

• Pelo menos a cada hora procure levantar e caminhar um pouco, fazendo alongamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário